sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Influência das Artes Visuais no Desenvolvimento Infantil (4 a 5 anos)



O ensino da arte é fundamental para o desenvolvimento da criança, é o conhecimento que envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual. Sendo assim ela manifesta sua arte de forma espontânea, imaginativa, simbólica e associativa, e isso ocorre por intermédio da manipulação, da criação e da produção de objetos de arte, enriquecendo sua expressão artística.

Desde muito pequena a criança tem necessidade em comunicar-se com o mundo. Já que a linguagem oral está em pleno desenvolvimento e a escrita ainda demorará um tempo para ser adquirida, a arte se torna uma linguagem de fundamental importância para que a criança expresse seus sentimentos e emoções de forma espontânea, estabelecendo assim, uma comunicação com o mundo real de sua atividade e desenvolvimento mental.

Por meio de atividades artísticas a criança desenvolve a percepção do próprio corpo e do mundo ao seu redor, bem como ampliar o gesto e o movimento, estimula a expressão e a comunicação, explorando os mais diversos materiais para a construção de novos objetos, desenvolvendo a leitura da imagem a partir das observações de obras de artes.

Atualmente a utilização das artes visuais aumentou no decorrer da história gerando a necessidade de uma educação para a percepção e distinção de sentimentos, sensações, idéias e qualidades favorecendo uma ampla compreensão no desenvolvimento da sensibilidade, afetividade, e conceitos por meio de linhas, formas, pontos, volume, espaço, textura, cor e luz.

O desenvolvimento da capacidade artística infantil é fundamentado por três eixos: o fazer artístico, em que a criança se expressa e se comunica através da produção e das práticas artísticas; a apreciação, ou seja, a percepção do objeto, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados; e a reflexão, um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico, a partir de interferências feitas pelo professor e do contato da criança com obras de artistas e com suas próprias produções. (Referencial Curricular Nacional).

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